RALLY CAXIAS

COMO PRATICAR

COMO INICIAR NO ESPORTE?

A MELHOR ALTERNATIVA PARA INICIAR NO ESPORTE É PARTICIPANDO DE PROVAS DE "RALLY UNIVERSITÁRIO".

ALGUMAS DÚVIDAS QUE NORMALMENTE SURGEM:


1 - POSSO USAR MEU CARRO PARA PARTICIPAR DAS PROVAS?

--> Sim!
Para iniciar no esporte não é necessário possuir um veículo preparado para competição. O rally universitário é uma prova desenvolvida para quem deseja conhecer o esporte e entender suas regras básicas para iniciar corretamente. O veículo deve estar licenciado e com a documentação em dia.


2 - MEU CARRO PODE SOFRER DANOS AO PARTICIPAR DE UMA PROVA?


--> As provas de rally universitário são preparadas para o "aprendizado" no esporte. As características das provas respeitam as condições dos carros originais e de uso diário e não colocam em risco a integridade dos veículos.

--> Participar de uma prova de rally universitário é muito similar a fazer um passeio pelo interior em estradas de trânsito normal, com o ingrediente da competitividade de acordo com as regras do esporte.


3 - PRECISO DE ALGUMA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA PARTICIPAR?

--> Você precisa possuir CNH válida. Se você for o proprietário do veículo que irá utilizar, não é necessário nenhuma autorização especial. Se o veículo for de terceiro, você precisar solicitar uma autorização por escrito para utilizar o veículo no evento.

-->> VEJA AQUI O MODELO DE AUTORIZAÇÃO DO USO DO VEÍCULO <<--




4 - QUAL O TIPO DE TERRENO VOU PERCORRER COM MEU CARRO?

--> O roteiro de uma prova de rally utiliza estradas de trânsito normal. São estradas de interior, abertas ao fluxo normal dos veículos. As características e regras da modalidade, exige que sejam utilizadas estradas normais de trânsito que qualquer carro percorre.


5 - QUAIS AS REGRAS BÁSICAS PARA PODER PARTICIPAR DE UMA PROVA? EXISTE ALGUMA LEI QUE PERMITE SUA REALIZAÇÃO?

--> O Rally é uma modalidade esportiva, reconhecida legalmente e segue as normas e determinações legais. O rally de regularidade acontece em estradas de trânsito normais ao fluxo de veículos e segue as regras do Código de Trânsito Brasileiro.

--> O regulamento do esporte determina que a organização e os participantes cumpram as regras do esporte, porém, respeitando as determinações da legislação de trânsito em vigor no Brasil. A organização da prova segue sob supervisão das autoridades esportivas e das autoridades de trânsito. (Sec. Mun. de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária).


6 - QUAL O INVESTIMENTO PARA PARTICIPAR DE UMA PROVA?

--> Para participar de uma prova de rally de regularidade você deverá pagar somente uma taxa do seguro obrigatório, previsto para esse tipo de evento conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

--> O Clube Caxias de Rally é uma entidade sem fins lucrativos, ou seja, não se trata de uma empresa comercial que "vende" produtos ou serviços ou que busca obter lucro com a organização de eventos.

--> A Entidade depende basicamente de doações e patrocínios para organizar seus eventos. Parte dos custos de organização (combustível, premiação, taxas, seguros, aluguel, locação de serviços, etc.) são cobertos pelas doações de terceiros e patrocínios de empresas e pelas taxas de inscrições das provas.


7 - NUNCA PARTICIPEI, NÃO CONHEÇO AS REGRAS E A "LINGUAGEM" DO RALLY, COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

--> Antes de qualquer prova é realizado uma apresentação com as principais dicas de como iniciar e entender as regras básicas do esporte e as principais dicas de como participar da prova.


8 - PRECISO ADQUIRIR ALGUM EQUIPAMENTO ESPECIAL PARA INICIAR?

--> Apenas seu próprio celular!

Na categoria "Estreantes" o livro da prova que é entregue aos participantes já possui todas as informações do roteiro a ser percorrido e como todos os "tempos" de prova já calculados para você não se preocupar com nada, apenas, curtir o passeio e se divertir.

Para controlar seu tempo, você pode utilizar o cronômetro que já está instalado em seu celular ou aplicativos que facilitam o controle da distância e do tempo ou, se preferir, pode utilizar um cronômetro comum.


9 - SEMPRE OUVI FALAR QUE O AUTOMOBILISMO É UM ESPORTE CARO. NÃO TENHO DINHEIRO PARA INVESTIR NISSO.

--> Participar de uma prova de rally universitário não exigirá nenhum investimento específico, similar ao de participar de uma prova de automobilismo profissional.

A prova é organizada para quem deseja uma opção de lazer e diversão junto com os amigos, utilizando seu próprio carro original, sem nenhuma necessidade específica, de forma segura e responsável.


10 - QUAIS OS RISCOS DE ACIDENTES AO PARTICIPAR DA PROVA?


--> Ao participar da prova, você estará conduzindo seu veículo por uma estrada de interior da mesma forma que outros veículos que transitam pelo mesmo tipo de estrada. O risco de acidente numa prova de rally universitário é o mesmo de você estar conduzindo seu veículo pelo trânsito rotineiro de nossas cidades.

--> Sua responsabilidade e consciência no trânsito, o respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro sempre farão a diferença para evitar acidentes, seja numa prova de rally universitário, seja no trânsito diário de nossas cidades. A principal preocupação da organização da prova é conscientizar os participantes para a educação e consciência no trânsito.


11 - SE ACONTECER UM ACIDENTE DURANTE A PROVA, QUEM É O RESPONSÁVEL?

--> Um acidente em uma prova de rally de regularidade segue o mesmo trâmite legal de qualquer acidente em via pública. A responsabilidade num acidente de trânsito será apurada a partir do registro da ocorrência, feito pela autoridade de trânsito ou autoridade policial.

A organização da prova segue as determinações da legislação de trânsito e as regras do esporte estão subordinadas ao Código de Trânsito Brasileiro.


>> VEJA AQUI COMO PARTICIPAR DA PROVA NESTE DIA 07/10/2017 <<


>> ENTRE EM CONTATO E PARTICIPE DE NOSSOS EVENTOS PARA MAIORES INFORMAÇÕES <<
 






CURIOSIDADES SOBRE O RALLY:

1) Você sabia que as provas de RALLY iniciaram em meados de 1895 numa corrida entre Paris e a cidade de Rouen?

2) Sabia que a palavra RALLY tem significado original de encontro, reunião de pessoas, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e não o automóvel?

3) A palavra em inglês é "rally", em francês é "rallye", a versão em português é "rali", mas a Confederação Brasileira de Automobilismo adotou desde 2001 a grafia "RALLY" como a denominação oficial do esporte no Brasil

4) O RALLY é um esporte inteligente, de alto nível técnico, um verdadeiro "xadrez" do automobilismo

5) Sabia que é um esporte muito especial e prazeroso para praticar entre amigos e familiares?

6) Respeito à história, a amizade, o companheirismo, a emoção, desafios e mais um pouco, fazem parte do dia-a-dia das provas de RALLY.

10) Não perca a oportunidade de desfrutar dessa atividade e de todos os benefícios da prática do RALLY.



RALLY CAXIAS

APOIADORES

R. Alcides Maya, n 251
B. Cinquentenrio - CEP: 95012-020
Caxias do Sul - RS
Diretoria/Geral: ccr@rallycaxias.org.br
Secretaria: secretaria@rallycaxias.org.br
Tesouraria: tesouraria@ralycaxias.org.br
Entidade Afiliada: