RALLY CAXIAS

HISTRIA

A ENTIDADE

O Clube Caxias de Rally é uma entidade associativa sem fins lucrativos, fundada em 05 de outubro de 2000, tendo entre outros objetivos, o de incentivar a prática saudável do esporte-motor, estimular o congraçamento entre os praticantes de “rally”, desenvolvendo a amizade e o espírito de equipe, além de contribuir com as autoridades e entidades locais no sentido de desenvolver ações de apoio à educação no trânsito.

Desde sua criação, a entidade tem se destacado pelo alto nível de organização e profissionalismo na execução de seus eventos e das atividades ligadas ao esporte, apesar de seus associados e colaboradores executarem os trabalhos de forma voluntária.

O Clube Caxias de Rally tem por filosofia firmar parcerias com empresas e instituições de destaque na comunidade local e desenvolve ações de valorização e reforço da imagem destes parceiros no meio em que atua e nas inúmeras oportunidades de divulgação onde a Entidade se faz presente em função de seus objetivos sociais.

Como reconhecimento do trabalho desenvolvido, em setembro de 2001, apenas 11 meses após sua criação, o CCR foi convidado pela Federação Gaúcha de Automobilismo a sediar pela primeira vez uma etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade, recebendo competidores de várias regiões do RS e alguns de SC.

Em dezembro de 2003, o CCR é indicado novamente pela F.G.A a sediar, desta vez, uma etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Velocidade, evento que fez parte da programação da Festa da Uva 2004, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros em um evento que mobilizou mais de 120 pessoas desde o planejamento até sua execução. A Entidade também foi responsável por etapas de campeonatos estaduais de regularidade e de velocidade, além de atuar em parceria com o CPR – Clube Portoalegre de Rally, na organização de uma etapa a nível nacional e uma a nível sul-americano de rally velocidade que realizou-se em Bento Gonçalves no mês de junho.

Ciente de sua responsabilidade junto à comunidade e ao público jovem – principal alvo do esporte-motor - a entidade iniciou em 2001, a organização de provas locais de “rally universitário” tendo como objetivos, divulgar o esporte, ainda não conhecido da grande maioria da população e atrair os interessados no esporte-motor para uma alternativa barata e segura de competição “oficializada” e reconhecida pelas autoridades, evitando o interesse por provas ilegais e que colocam em risco a segurança dos participantes e da população. Cumprindo uma função social, em seus eventos, o CCR realiza também parcerias para arrecadação de donativos que são destinados a instituições e Entidades beneficentes do município de modo a contribuir para ações de cunho social.



Atualmente a Entidade é responsável pela organização de etapas oficiais dos Campeonatos Gaúcho de Rally Regularidade e de Velocidade além de etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade. O Clube Caxias de Rally organiza ainda todos os anos, provas de “rally universitário” com o intuito de promover o esporte junto à comunidade e incentivar novos praticantes.

No ano de 2004, a Entidade foi a primeira entidade esportiva oficial de Caxias do Sul a ser selecionada para receber recursos do FUNDEL – Fundo de Apoio ao Esporte e Lazer, através da lei municipal que beneficia projetos de incentivo ao esporte para organização de eventos e apoio a atletas. Através desse apoio a entidade teve condições de organizar etapas de Campeonatos Oficiais do esporte na cidade e de promover o “rally” de forma mais eficaz junto à comunidade.

Em 2006, o Clube Caxias de Rally organizou em parceria com o Clube Porto Alegre de Rally, o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade 4x2, composto de 3 etapas realizadas em Caxias do Sul e região da serra, durante o feriado prolongado de 13 a 15 de outubro. A competição reeditou o campeonato mais antigo do automobilismo brasileiro que, por falta de recursos e apoio, não acontecia desde 2001 e, Caxias do Sul recebeu competidores do RS, SC, PR e SP que participaram de provas que percorreram toda a Serra Gaúcha durante os 3 dias de evento. Nessa edição, sócios do CCR conquistaram dois títulos - de Campeões e de Vice-Campeões Brasileiros na categoria “turismo” da modalidade.

Em 2007, contando com o apoio do poder público, a equipe de competidores do CCR participou em SC de nova edição do Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade 4x2, conquistando para a cidade mais dois títulos – Vice-campeões nas categorias: Turismo e Rally. Em 2008, no estado do Paraná, o CCR trouxe para Caxias do Sul mais um título em nível nacional: Campeão Brasileiro na categoria “rally”. Ao longo dos seus mais de 12 anos de existência, a Entidade coleciona inúmeros títulos em competições regionais, estaduais e nacionais.

Em 2009 e 2010, a Entidade reforça ainda mais a parceria com o poder público e é convidada a participar como membro da Comissão de Avaliação e Seleção – CAS, grupo destinado a apreciar, aprovar e fiscalizar os projetos apresentados como candidatos a receberem verbas do FUNDEL – Fundo Municipal de Apoio ao Esporte e Lazer, supervisionado pela Secretaria Municipal de Esportes. Na ocasião, 3 representantes do CCR participaram de reuniões de avaliação e análises dos projetos e, posteriormente, supervisionando a aplicação das verbas distribuídas para diversas modalidades esportivas.

Paralelo à atividade junto à CAS, a entidade organizou mais uma edição da Copa de Rally Universitário e sediou novamente uma etapa oficial do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x2.

Ao longo de 2011 e 2012, a Entidade organizou novamente mais uma edição da Copa de Rally Universitário e uma etapa do Campeonato Gaúcho de Rally Regularidade 4x2, além de levar para a modalidade novas duplas que iniciaram em provas de rally universitário em anos anteriores e que passaram a competir em etapas oficiais do campeonato estadual.

Em 2013, a Entidade conquistou mais 3 títulos estaduais e contribuiu para o surgimento de mais 2 duplas de competidores novos na modalidade de rally regularidade 4x2 através da Copa de Rally Universitário.

A conquista de títulos no Campeonato Gaúcho de Rally para a cidade de Caxias do Sul se repetiu nos anos subsequentes e atualmente, duplas que iniciaram no esporte através das provas de rally universitário já disputam etapas nas principais categorias dos Campeonatos oficiais.

Desde sua criação em 2000, o CCR organiza anualmente, provas de Rally Universitário com o objetivo de promover a modalidade e divulgar o rally como esporte-motor de fácil acesso aos interessados.


>> SÓCIOS FUNDADORES DO C.C.R. <<

O Clube Caxias de Rally presta a justa homenagem aos seus sócios fundadores que, no intuito de contribuir para que o esporte fosse difundido em Caxias do Sul e região, se empenharam para que a Entidade fosse oficializada e pudesse atuar legalmente.

--> ALEXANDRE VIEGA

--> ALEXSANDER MONTEIRO SOARES

--> ANDRÉ CERCATO

--> CIRLEI DOMINGUES PADILHA

--> DANIEL CECCATO

--> ÉLIO MICHELON

--> EVERTON MEZZOMO

--> INÊS ZORZIN DE SOUZA

--> JÚLIO CÉSAR FERRONATTO

--> MARINÊS GUISSO

--> MELISSA PASQUALI GUBERT

--> PAULO EDUARDO DE SOUZA (in memorian)

--> RÉGIS UBIRATAN CANDEIA

--> RENÉ JOSÉ TREGANSIN

--> RODRIGO RODRIGUES

--> SÉRGIO ROBERTO ESGORLA

RALLY CAXIAS

APOIADORES

R. Alcides Maya, n 251
B. Cinquentenrio - CEP: 95012-020
Caxias do Sul - RS
Diretoria/Geral: ccr@rallycaxias.org.br
Secretaria: secretaria@rallycaxias.org.br
Tesouraria: tesouraria@ralycaxias.org.br
Entidade Afiliada: